SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Processos formativos em Educação Ambiental: rumo à manutenção ou transformação da realidade?Protagonismo feminino e relações afetivas vivenciadas no recreio escolar dos Anos Iniciais: problematizando discursos docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva  e  BATISTAO, Marci. Educação profissional integrada ao ensino médio no Paraná: limites e possibilidades EpiemP:lp. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.253-267. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.005.

Este texto analisa a integração do ensino médio à educação profissional, desenvolvida pelo Estado do Paraná no período de 2003 a 2010. Os argumentos apresentados foram obtidos a partir de discussão bibliográfica e análise de documentos e legislação da educação, que fundamentam, também, as questões relativas ao sentido assumido pelo currículo para o processo de integração da educação profissional ao ensino médio no Paraná. A análise realizada permite observar que os percalços que se apresentaram durante tal processo indicam divisões e antagonismos que se encontram na base da organização da sociedade capitalista e, por isso mesmo, representam importante complexidade. Também, possibilita o entendimento da constante necessidade de reflexão acerca dos limites e possibilidades da educação profissional integrada ao ensino médio como uma questão imprescindível a um país que busca o desenvolvimento, mas que tem, fundamentalmente, o dever de pensar na melhoria das condições de vida dos trabalhadores, garantindo-lhes a formação profissional como direito social.

Palavras-chave : Política Educacional; Educação Profissional; Ensino Médio; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )