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Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

GONCALVES, Josiane Peres  and  FARIA, Adriana Horta de. Representações sociais de pais sobre atuação de homens como educadores de crianças de 0-3 anos. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.282-297. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.007.

Este estudo busca investigar as representações sociais dos pais e das mães de crianças matriculadas em turmas da Educação Infantil, com idade entre de 0-3 anos, sobre a atuação de homens como professores nessa etapa da Educação Básica. A abordagem teórica baseia-se em pensadores como: Scott (1998), que conceitua gênero como uma questão cultural; Louro (2012), que aborda sobre a profissão docente que passou a ser vista como feminina; Moscovici (1973), que afirma que as pessoas têm as suas atitudes baseadas nos valores e nas ideias predominantes na sociedade, entre outros. Foram feitas entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, que, posteriormente, foram transcritas e analisadas, com duas mães e dois pais de crianças com idade entre 0-3 anos, matriculadas em instituições de Ensino Infantil, na cidade de Naviraí-MS. Os resultados indicam que as representações sociais predominantes são de que a função do professor da Educação Infantil está intrinsecamente relacionada ao papel maternal e que há o receio de abuso sexual quando se trata de homem atuando com crianças dessa faixa de idade. Percebe-se que o professor da Educação Infantil é visto pelos entrevistados mais como um cuidador de crianças do que como um professor educador.

Keywords : Representações Sociais; Educação Infantil; Pais; Homens Professores.

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