SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Representações sociais de pais sobre atuação de homens como educadores de crianças de 0-3 anosReflexões Sobre a Educação do Campo na Perspectiva Pedagógica da Indignação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MORAIS, Maria Arisnete Câmara de; MORAIS, Janaina Silva de  e  SILVA, Francinaide de Lima. Contribuições do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero à História da Educação. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.298-311. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.008.

O artigo apresenta a trajetória do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero, desde a sua origem até o ano de 2014, com realce nas produções de seus pesquisadores e nos projetos de pesquisa desenvolvidos e em desenvolvimento. Revisitamos todos os projetos com o intuito de perscrutar os interesses de pesquisa, como também observar as participações em eventos científicos. Evidenciamos as publicações e elencamos os principais fóruns de discussão dos resultados dos estudos empreendidos. Verificamos a participação dos integrantes do Grupo nos eventos da área de História da Educação, Gênero, Leitura e Alfabetização, como também em Congressos de Iniciação Científica. A análise mostrou que as temáticas: Educação, Gênero, Literatura, Práticas de Leitura, História das Instituições Escolares, História da leitura e da escrita, permeiam todas as produções em foco. Esse Grupo divulga seus estudos em livros, periódicos, e eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, contribuindo de forma significativa para os estudos na área da História da Educação, especialmente, a do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave : História da Educação; Grupo de Pesquisa; Rio Grande do Norte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )