SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Colaboraciones del Grupo de investigación Historia de la Educación, Literatura y Género a la Historia de la EducaciónLa Educación del Campo en Debate: ¡experiencias de lucha! índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MOREIRA, Vilson Alves; BECK, Fábio Lima  y  SILVA, Francinaide de Lima. Reflexões Sobre a Educação do Campo na Perspectiva Pedagógica da Indignação. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.312-325. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.009.

O direito à educação tem sido considerado passaporte dos cidadãos à autonomia e à dignidade humana, bem como condição sinequa non da possibilidade de desenvolvimento e crescimento com equidade social e econômica de uma nação. A uma categoria específica desses cidadãos, no entanto, tem sido negado tal direito a uma educação de qualidade, condizente com sua realidade socioeconômica e cultural. É o que tem sido manifestado pelas reivindicações dos movimentos populares dos meios urbano e rural. As classes populares e, em especial os camponeses, anunciam sua indignação, exigindo um olhar particular dos poderes públicos para sua carência educacional ou agindo propositivamente com projetos alternativos, de modo a buscar um ensino adequado a seus objetivos. Neste contexto, políticas públicas que atendam a tais reivindicações são vistas como necessárias, além de enfocarem a formação e a prática transformadora dos agentes mediadores da educação, os docentes. Necessária, também, será a construção de currículos e de infraestrutura básica, dando condição de oferta de um ensino adequado à realidade desses grupos de indivíduos que ainda não foram atendidos na plenitude da sua cidadania.

Palabras clave : Educação; Sociedade; Prática Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )