SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Reflexiones Sobre la Educación del Campo en la Perspectiva Pedagógica de la IndignaciónLa inclusión escolar en el municipio de Araras: condiciones y perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ROSSI, Rafael  y  FURLANETTI, Maria Peregrina de Fatima Rotta. A Educação do Campo em Debate: experiências de luta!. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.326-339. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.010.

Neste trabalho problematizamos a educação do campo enquanto potencialidade para uma maior participação das famílias dos educandos/as na organização e cotidiano de escolas em assentamentos rurais. Em muitos casos, padrões educacionais urbanos são reproduzidos acriticamente no território camponês. Assim, a escola se torna um elemento alienado e alienante perante seu contexto espacial e de luta dos assentamentos. Partimos de nossa experiência investigativa com a Escola Educador Paulo Freire localizada no assentamento Rodeio, na cidade de Presidente Bernardes/SP, para problematizar a necessidade de espaços de diálogo como fóruns sobre educação do campo e reuniões coletivas com a comunidade escolar, a fim de que a escola seja, efetivamente, daquela população camponesa, construída e organizada de acordo com as demandas desse local. É nesse sentido que a comunicação e a formação de canais de diálogo para que a comunidade possa se expressar e ter a possibilidade de participar da escola são práticas fundamentais a serem discutidas numa prerrogativa que se baseia numa postura democrática de escola.

Palabras clave : Educação do Campo; Organização Escolar; Luta; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )