SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49La Educación del Campo en Debate: ¡experiencias de lucha!Mediación de conflictos en la escuela: ¿posibilidades para el desarrollo moral? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

LUCCA, Josiele Giovana de; BAZON, Fernanda Vilhena Mafra  y  LOZANO, Daniele. A inclusão escolar no município de Araras: condições e perspectivas. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.340-356. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.011.

Este trabalho teve como foco o entendimento das condições e perspectivas de inclusão no município de Araras, a partir dos relatos de professores, gestores e pibidianos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, buscando a compreensão das concepções dos agentes educacionais no que tange ao processo inclusivo, e de como essas concepções influenciam suas práticas pedagógicas. O estudo pauta-se na abordagem qualitativa de pesquisa em educação. A busca pelo entendimento da realidade local é de grande importância para nortear as ações e práticas educacionais que possam colaborar na efetivação do processo inclusivo, com vistas à construção de uma escola democrática. Constatou-se que a formação docente ainda é um ponto nodal na efetivação desse processo, sendo que as concepções e práticas educacionais apontam para a não responsabilização do professor pelas atividades pedagógicas com alunos com necessidades educacionais especiais. Por fim, verificou-se que o Pibid se configura como espaço potencial para discussões e reflexões sobre as ações e concepções inclusivas.

Palabras clave : Inclusão Escolar; Necessidades Educacionais Especiais; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )