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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

RAAB, Yeda Strada  y  DIAS, Camila Santos. Mediação de conflitos na escola: possibilidades para o desenvolvimento moral?. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.357-373. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.012.

No intuito de atuar com foco nos conflitos existentes no ambiente escolar, o Estado de São Paulo tem contado com a inserção do Professor Mediador Escolar e Comunitário. Pensando na recente implementação desse profissional, esta pesquisa objetivou refletir sobre a possibilidade de o trabalho com a mediação de conflitos, na escola, auxiliar o desenvolvimento moral dos alunos. Para tanto, a metodologia empregada foi qualitativa descritiva, utilizando-se de levantamento de dados, entrevistando-se oito participantes, sendo duas professoras mediadoras escolares e comunitárias, duas professoras e quatro alunos. Os resultados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo; tais resultados refletem a compreensão dos participantes acerca da mediação e de como esta vem sendo desenvolvida no contexto escolar, como também o que se entende por desenvolvimento moral. Acredita-se que pesquisas, nessa área, possam auxiliar na avaliação do trabalho desenvolvido, bem como no desenvolvimento dessas propostas. Pode-se observar que os profissionais de educação se sentem inseguros frente aos conflitos interpessoais, tendendo a evitá-los e não a vislumbrá-los enquanto possibilidade de aprendizado e desenvolvimento.

Palabras clave : Mediação; Conflitos; Educação; Desenvolvimento Moral.

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