SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Mediación de conflictos en la escuela: ¿posibilidades para el desarrollo moral? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

AMORIM, Roseane Maria de; SILVA, Andréa Giordanna Araujo da  y  SILVA, Fabson Calixto da. Estudantes negros e africanos: sujeitos presentes, vozes ausentes. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.374-389. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.013.

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar alguns dados de um projeto de extensão e pesquisa intitulado As narrativas de si e os efeitos das políticas de ações afirmativas para cotistas e africanos. Temos como questões centrais do nosso trabalho as seguintes indagações: o que dizem os estudantes cotistas e não cotistas sobre as cotas? O que pensam os diversos grupos africanos que estão na universidade sobre as cotas e a vivência como educandos em Alagoas? Em termos metodológicos, utilizamos alguns procedimentos e instrumentos próprios da pesquisa-ação para criar nossos processos de diagnóstico e intervenção social. Após a investigação, conclui-se que as políticas de ações afirmativas na universidade devem ser objeto de debate constante, seja na academia, seja na sociedade. Há desconhecimento por parte dos cotistas, não cotistas e africanos sobre as questões das cotas com recorte racial e sobre as políticas de ações afirmativas como conquistas coletivas e direitos humanos de caráter sócio-histórico.

Palabras clave : Africanos; Cotas Raciais; Políticas de Ações Afirmativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )