SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50A privatização da educação e do poder corporativo: O fenômeno em um bairro urbano popular em Santiago de ChileRepolitização da Gestão Educacional no Brasil: Estratégia de Gestão no Âmbito Público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ADRIAO, Theresa Maria Freitas  e  GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha. Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.432-448. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.432.

O artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções, apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola, não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico.

Palavras-chave : Gestão Escolar; Privatização; Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )