SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?O atendimento privado subsidiado na educação infantil: os convênios e contratos administrativos em análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FERNANDES, Katya Lacerda. Repolitização da Gestão Educacional no Brasil: Estratégia de Gestão no Âmbito Público. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.449-459. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.449.

O objetivo deste ensaio é problematizar a respeito da ressignificação da gestão, mediante a introjeção de um aparato conceitual e procedimental que reifica a lógica privada no interior da gestão pública. A partir da perspectiva do método materialista histórico-dialético, evidencia-se os resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica e documental, acerca dos desdobramentos da reforma estatal iniciada no final do século XX na orientação do processo de gestão municipal da educação na contemporaneidade. Ao apregoar a relação de unidade-distinção entre liberalismo, neoliberalismo e terceira via, conclui-se que a confluência entre gestão e gerencialismo expressa um processo de repolitização vinculado à proposta liberal-corporativa de redefinição do Estado, que estabelece, em suas bases, a reiteração da imbricação entre as noções de público e privado, o que implica a alteração do sentido do que seja gestão, direito e cidadania.

Palavras-chave : Estado; Políticas Educacionais; Gestão Educacional Municipal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )