SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50Repolitização da Gestão Educacional no Brasil: Estratégia de Gestão no Âmbito PúblicoAlgumas reflexões sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

AZEVEDO, Caroline de Fátima Nascimento de Jesus  e  BORGHI, Raquel Fontes. O atendimento privado subsidiado na educação infantil: os convênios e contratos administrativos em análise. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.460-473. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.460.

Este trabalho resulta de dissertação de mestrado que teve por objetivo analisar os instrumentos jurídicos adotados em parcerias entre instituições privadas com fins lucrativos e cinco municípios do interior paulista (Araras, Hortolândia, Limeira, Piracicaba e Sumaré) para a oferta de vagas na educação infantil. Objetiva-se verificar se tais instrumentos jurídicos atendem às exigências legais, bem como se configuram parte de estratégias legislativas para alocação de recursos públicos na esfera privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Os procedimentos metodológicos empregados foram a análise documental, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Por meio da análise de conteúdo constatou-se que os programas municipais não correspondem a uma política transitória para a oferta de vagas na educação infantil, pois fixam prazos longos de vigência das parcerias e preveem a possibilidade de prorrogá-las. Também se observou que a transferência de responsabilidades quanto à execução do atendimento às entidades privadas de finalidade lucrativa, a utilização de termos vagos ou imprecisos e a falta de mecanismos de fiscalização do atendimento pelas prefeituras constituem uma estratégia política de privatização da educação infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Instrumentos Jurídicos; Privatização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )