SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue50The private subsidized care in early childhood education: the covenants and administrative contracts under reviewQuality of public education and privatization through More Education Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos. Algumas reflexões sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.474-489. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.474.

O presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se aqui apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil como instrumento de coleta de dados, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal, apontando seus limites e possibilidades. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantil.

Keywords : Educação Infantil; Indicadores de Qualidade; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )