SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50O atendimento privado subsidiado na educação infantil: os convênios e contratos administrativos em análiseA qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos. Algumas reflexões sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.474-489. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.474.

O presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se aqui apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil como instrumento de coleta de dados, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal, apontando seus limites e possibilidades. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Indicadores de Qualidade; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )