SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue50Some reflections on the use of the Quality Indicators in Early Childhood Education in a case studyThe Opacity in the Relations between the Private sector and Public education of Mato Grosso State (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SCHIMONEK, Elisangela Maria Pereira. A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.490-503. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.490.

Este ensaio analisa as implicações do Programa Mais Educação (2010-2013) na garantia de uma educação de qualidade a partir do estabelecimento de parcerias público-privadas e voluntariado. O referido programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e objetiva a ampliação da jornada escolar por meio da oferta de atividades complementares no contraturno escolar. A intenção proclamada é reduzir as desigualdades educacionais, promover a valorização da diversidade cultural e garantir uma educação de qualidade. Para tanto, procura-se induzir a participação de atores da sociedade civil no mapeamento de espaços para o funcionamento da educação em tempo integral, na gestão e na oferta de atividades complementares. Trata-se de um estudo qualitativo, apoiado em revisão bibliográfica e análise documental, que evidencia uma política focalizada e pautada no discurso da participação da sociedade civil como mecanismo de assunção de responsabilidades do Estado, cujos impactos para a qualidade da educação precisam ser analisados.

Keywords : Educação em Tempo Integral; Parcerias Público-Privadas; Voluntariado; Direito à Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )