SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais EducaçãoRelações entre o público e o privado na educação: o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BERTAGNA, Regiane Helena  e  AMARAL, Maria Clara Ede. A Opacidade nas Relações Estabelecidas entre o Setor Privado e a Educação Pública Estadual de Mato Grosso. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.504-519. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.504.

Com a disseminação dos preceitos neoliberais, a partir da década 1990, as parcerias público-privadas na área educacional se intensificaram no Brasil. A atuação de Organizações Não Governamentais e/ou Organizações Sem Fins Lucrativos desencadeou, em governos estaduais e municipais, a procura por meios de melhorar a qualidade das escolas de maneira aligeirada, com vistas à elevação dos índices na avaliação em larga nacional. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre duas organizações privadas - a Fundação CESGRANRIO (CES) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) - com o governo estadual de Mato Grosso, por meio da análise da fala dos participantes da pesquisa e suas percepções quanto às informações sobre as parcerias, no período de 2006-2008. Foram sujeitos da pesquisa profissionais que atuaram nas redes de ensino dos municípios de Cuiabá e Cáceres, a saber: gestores, coordenadores pedagógicos e professores, profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT. Observa-se a crescente adesão a modelos privados na educação pública, por meio de organizações que introduzem o modelo de administração empresarial, que, por sua vez, influencia o funcionamento das redes públicas a partir da lógica de mercado, e, muitas vezes, alicerçadas em transações comerciais opacas e não transparentes, ferindo o princípio federal da Transparência Pública e as relações sociais e escolares.

Palavras-chave : Parcerias Público-Privada; Transparência Pública; Controle Social; Avaliação em Larga Escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )