SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue50The Opacity in the Relations between the Private sector and Public education of Mato Grosso State (Brazil)The ‘Jovem de Futuro’ Project: a Technology Of The Unibanco Institute for the anagement of Public High Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PERONI, Vera Maria  and  CAETANO, Maria Raquel. Relações entre o público e o privado na educação: o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.520-533. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.520.

Este trabalho faz parte da pesquisa Parcerias entre sistemas públicos e instituições do terceiro setor: Brasil, Argentina, Portugal e Inglaterra implicações para a democratização da educação, realizada pelo Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta etapa da pesquisa, o grupo enfoca o conteúdo da proposta, isto é, como a lógica privada mercantil está sendo inserida no sistema público e, também, como se dá a influência das redes nacionais e globais na política educacional brasileira de educação básica, sob a perspectiva de Thompson (1981) de que são sujeitos e relações com objetivos de classe. Assim, neste texto, priorizamos esses dois aspectos - sujeitos e conteúdo da proposta - na análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco.

Keywords : Parcerias Público-Privadas; Educação; Unibanco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )