SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50A Opacidade nas Relações Estabelecidas entre o Setor Privado e a Educação Pública Estadual de Mato GrossoProjeto Jovem de Futuro: uma Tecnologia do Instituto Unibanco para a Gestão de Escolas Públicas de Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PERONI, Vera Maria  e  CAETANO, Maria Raquel. Relações entre o público e o privado na educação: o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.520-533. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.520.

Este trabalho faz parte da pesquisa Parcerias entre sistemas públicos e instituições do terceiro setor: Brasil, Argentina, Portugal e Inglaterra implicações para a democratização da educação, realizada pelo Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta etapa da pesquisa, o grupo enfoca o conteúdo da proposta, isto é, como a lógica privada mercantil está sendo inserida no sistema público e, também, como se dá a influência das redes nacionais e globais na política educacional brasileira de educação básica, sob a perspectiva de Thompson (1981) de que são sujeitos e relações com objetivos de classe. Assim, neste texto, priorizamos esses dois aspectos - sujeitos e conteúdo da proposta - na análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco.

Palavras-chave : Parcerias Público-Privadas; Educação; Unibanco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )