SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue50Policy of Professional Education and Education of Merchantability: Public and Private in Implementing Pronatec author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

XIMENES, Salomão Barros. Direito à educação e sistemas privados de ensino nas redes públicas: hipóteses para análise jurídica. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.563-577. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.563.

O artigo retoma o marco conceitual sobre o direito humano à educação desenvolvido pelo Comitê DESC da ONU, com base no qual propõe que seja analisado o impacto dos processos de privatização da educação no Brasil, mais especificamente aqueles representados pela crescente adoção de sistemas privados de ensino nas redes públicas. Nessa sistematização, de um lado evidencia que a privatização pode exacerbar e qualificar violações, principalmente quanto aos deveres de não discriminação, adaptação, gestão democrática e autonomia relativa de professores e escolas. Como resultado, oferece uma análise inicial para as questões jurídicas que poderão ser mensuradas nas pesquisas sobre o assunto.

Keywords : Direito à Educação; Privatização da Educação; Políticas Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )