SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50A Política de Educação Profissional e a Mercantilização da Educação: O Público e o Privado na Execução do Pronatec índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

XIMENES, Salomão Barros. Direito à educação e sistemas privados de ensino nas redes públicas: hipóteses para análise jurídica. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.563-577. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.563.

O artigo retoma o marco conceitual sobre o direito humano à educação desenvolvido pelo Comitê DESC da ONU, com base no qual propõe que seja analisado o impacto dos processos de privatização da educação no Brasil, mais especificamente aqueles representados pela crescente adoção de sistemas privados de ensino nas redes públicas. Nessa sistematização, de um lado evidencia que a privatização pode exacerbar e qualificar violações, principalmente quanto aos deveres de não discriminação, adaptação, gestão democrática e autonomia relativa de professores e escolas. Como resultado, oferece uma análise inicial para as questões jurídicas que poderão ser mensuradas nas pesquisas sobre o assunto.

Palavras-chave : Direito à Educação; Privatização da Educação; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )