SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Cultura digital y Educación Física: problematizando la inserción de Exergames en el currículoRepresentaciones sociales de discentes universitarios sobre disciplinas de Educación Física en el curso de Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

JACO, Juliana Fagundes  y  ALTMANN, Helena. Educação Física Escolar e Gênero: Influências de fora da escola na participação em aulas. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.19-35. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p035.

A participação em aulas de educação física é assunto complexo, pois inúmeros fatores levam alunos/as a participarem das atividades de aula de diferentes maneiras. Esta pesquisa analisa como que a maneira de participar da aula é influenciada por experiências advindas fora da escola. Neste caminho, busca analisar as seguintes questões: como que as ações e discursos familiares influenciam nas diferentes participações de meninas e meninos, como que as participações em atividades corporais fora da escola, em instituições formais de ensino, influenciam nas participações, e, ainda, como que expectativas e entendimentos sobre práticas corporais para cada gênero influência participações distintas quando comparamos meninos e meninas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações de aulas em quatro turmas de 8º ano de duas escolas públicas do município de Campinas-SP. Os apontamentos desta pesquisa indicaram que as experiências e conhecimentos sobre o corpo e o movimento trazidas de fora da escola exercem grande influência sobre qual lugar alunos/as ocupavam nas aulas. O meio cultural no qual estavam inseridos/as possibilitou experiências e entendimentos distinto para cada um/a sobre os saberes que circulam nas aulas de educação física, sobre corpo e gênero e que contribuíram nas diferentes maneiras de participar das aulas.

Palabras clave : Educação Física; Gênero; Participação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )