SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Educación Física Escolar y Género: Influencias de fuera de la escuela en la participación en las clasesCurrículo y Práctica Pedagógica en una Escuela Rural en Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MOREIRA, Ramon Missias; SANTOS, Anderson de Souza  y  COUTO, Edvaldo Souza. Representações sociais de discentes universitários sobre disciplinas de Educação Física no curso de Pedagogia. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.36-48. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p048.

Esta investigação científica objetivou identificar as representações sociais de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) sobre as disciplinas EF I, II e III e, analisar a influência das disciplinas EF I, II e III na formação acadêmica desses discentes. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, qualitativo e que ancorou-se na Teoria das Representações Sociais. Após Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, participaram da entrevista semiestruturada 38 discentes do Curso de Pedagogia da UESB, tendo suas evocações sido analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. As unidades de análise foram agrupadas em 3 categorias que expressam representações dos estudantes universitários sobre os componentes curriculares EF I, II e III, a saber: Representações Positivas da Educação Física; Educação Física como Lazer; e, Influência na (in)Formação Acadêmica. Desta forma, concluímos que os componentes curriculares, da forma como foram apresentados, solidificaram as representações sociais dos alunos, de forma aos mesmos apresentarem em suas manifestações vários aspectos que revelam que, por vezes, as disciplinas não foram tratadas com a importância devida, demonstrando a ausência do valor desses componentes em sua formação acadêmica.

Palabras clave : Educação Física; Representações Sociais; Discentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )