SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Educação Física Escolar e Gênero: Influências de fora da escola na participação em aulas.Currículo e Prática Pedagógica em uma Escola do Campo no Interior da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MOREIRA, Ramon Missias; SANTOS, Anderson de Souza  e  COUTO, Edvaldo Souza. Representações sociais de discentes universitários sobre disciplinas de Educação Física no curso de Pedagogia. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.36-48. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p048.

Esta investigação científica objetivou identificar as representações sociais de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) sobre as disciplinas EF I, II e III e, analisar a influência das disciplinas EF I, II e III na formação acadêmica desses discentes. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, qualitativo e que ancorou-se na Teoria das Representações Sociais. Após Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, participaram da entrevista semiestruturada 38 discentes do Curso de Pedagogia da UESB, tendo suas evocações sido analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. As unidades de análise foram agrupadas em 3 categorias que expressam representações dos estudantes universitários sobre os componentes curriculares EF I, II e III, a saber: Representações Positivas da Educação Física; Educação Física como Lazer; e, Influência na (in)Formação Acadêmica. Desta forma, concluímos que os componentes curriculares, da forma como foram apresentados, solidificaram as representações sociais dos alunos, de forma aos mesmos apresentarem em suas manifestações vários aspectos que revelam que, por vezes, as disciplinas não foram tratadas com a importância devida, demonstrando a ausência do valor desses componentes em sua formação acadêmica.

Palavras-chave : Educação Física; Representações Sociais; Discentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )