SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Representações sociais de discentes universitários sobre disciplinas de Educação Física no curso de PedagogiaVerdade, mentira ou apenas um caso de poesia? A produção imaginária cultivada na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

EUGENIO, Benedito G.  e  SANTOS, Roseli Inocêncio. Currículo e Prática Pedagógica em uma Escola do Campo no Interior da Bahia. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.49-63. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p063.

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como se configura o desenvolvimento do currículo no cotidiano da sala de aula de uma escola do campo a partir da prática pedagógica de uma professora. A perspectiva de análise é a teoria crítica de currículo a partir da teoria sociológica de Basil Bernstein (1996). São discutidos no texto alguns dos elementos presentes na teoria bernsteiniana que nos auxiliam no entendimento da prática pedagógica, tais como as regras do discurso pedagógico. Para isso, foram realizadas observações e entrevistas com uma docente que trabalha em uma escola do campo, localizada na zona rural de Vitória da Conquista-BA. O artigo está assim organizado: inicialmente é situado o local da pesquisa; na sequência, pontua-se acerca da importância dos estudos que procuram compreender o cotidiano da sala de aula e, finalmente, são analisados os dados construídos na pesquisa. As conclusões assinalam para indícios de uma prática pedagógica mista, prática que propicia a aquisição das regras de reconhecimento e de realização, as quais, por sua vez, possibilitam a produção do texto escolar esperado pelo professor para os alunos desfavorecidos socialmente, como no caso da docente pesquisada e presente no currículo em ação.

Palavras-chave : Currículo; Educação do Campo; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )