SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue51Curriculum and Pedagogical Practice in a Rural School within the BahiaYouth, Education and Human Rights in loss of Freedom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CRISTOFOLETI, Rita de Cássia  and  OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Verdade, mentira ou apenas um caso de poesia? A produção imaginária cultivada na escola. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.64-78. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p078.

O objetivo deste artigo é analisar uma prática pedagógica na qual alunos de um quarto ano do Ensino Fundamental viveram um processo criativo mediado pela leitura da literatura procurando compreender até que ponto, a produção imaginária é cultivada na escola. O referencial teórico adotado foi a perspectiva Histórico-Cultural de desenvolvimento humano que considera que quanto mais rica for a experiência social e cultural da criança, mais possibilidades existirá de criação e de imaginação, portanto, cabe a escola possibilitar meios de desenvolvimento da criação aos seus alunos. O episódio recortado para análise faz parte da coleta de dados de uma das pesquisadoras durante o percurso de mestrado. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo documentou as relações de ensino vividas por uma professora e seus alunos através de audiogravação e anotações em diário de campo. Também foram tomados como dados os planos de ensino da professora e as atividades produzidas pelos alunos. Conclui-se que o ato de criação e o lugar do imaginário como condição essencialmente humana, pela mediação da linguagem, pode ter lugar na escola ao mesmo tempo em que as práticas pedagógicas podem constituir-se como novas formas de participação das crianças na cultura.

Keywords : Práticas Pedagógicas; Mediação; Linguagem; Imaginação; Criação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )