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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FONSECA, Débora Cristina; CAMPOS, Débora Cardoso de  e  ALMEIDA, Fernanda Lustosa. Juventude, Direitos Humanos e Educação em Privação de Liberdade. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.79-96. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p096.

Neste trabalho pretende-se refletir sobre o processo de escolarização de jovens em privação de liberdade, analisando as concepções de adolescência/juventude e violência de professores/as que ministram/ministraram aulas em Unidades de Internação da Fundação Casa (SP), na perspectiva dos direitos humanos e do processo de adoecimento dos professores. Trata-se de pesquisa qualitativa, que se utilizou de entrevistas semiestruturadas com professores/as de quatro unidades de internação em cidades do interior paulista. Verificou-se que a lógica educativa se configura como similar ao do ensino regular oferecido nas escolas inseridas nas comunidades, o que parece dificultar a efetivação do direito à educação dos jovens privados de liberdade. O espaço de escolarização parece marcado por formas de violência explícita e implícita, vivenciadas pelos/as alunos/as e pelos/as professores/as. Nesse último caso, o sofrimento tem se configurado em um processo de adoecimento e/ou adaptação, como formas de sobrevivência no trabalho. Entendidos os direitos, confrontados com a prática, observa- se a necessidade de uma proposta de ensino e aprendizagem articulada ao contexto de privação de liberdade, que faça sentido para eles, na perspectiva da garantia dos direitos fundamentais para a dignidade humana.

Palavras-chave : Juventude; Escolarização; Privação de Liberdade.

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