SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue51Youth, Education and Human Rights in loss of FreedomPractices Aritmethics in Teachers Training at Normal School of Rio de Janeiro Province author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MENDES, Rosane Penha; OLIVEIRA, Maria Izete de  and  CARLOS, Rinalda Bezerra. Formação continuada e prática pedagógica: O que pensam as professoras que atuam na pré-escola. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.97-111. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p111.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar se a formação continuada, em três instituições de Educação Infantil, está repercutindo na prática pedagógica das professoras. A pesquisa teve como técnicas de coleta de dados a observação da prática docente, o questionário, a entrevista com as coordenadoras pedagógicas e a análise dos projetos de formação continuada. Para este artigo, optamos por apresentar os dados obtidos no questionário respondido por sete professoras, cujo instrumento teve por finalidade conhecer o perfil das professoras que atuam na pré-escola, verificar o que pensam sobre sua prática na Educação Infantil e compreender as suas concepções sobre a formação continuada oferecida nas instituições pesquisadas. Nossos resultados apontaram que a formação continuada trouxe contribuições para melhoria da prática docente, porém, revelou aspectos a serem revistos pela coordenação pedagógica e corpo docente para que a formação possa atender às necessidades do contexto educativo.

Keywords : Formação Continuada; Prática Pedagógica; Pré-Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )