SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Juventud, Educación y Derechos Humanos en la Pérdida de LibertadPrácticas Aritméticas en la Formación de Maestros de la Escola Normal de la Provincia del Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MENDES, Rosane Penha; OLIVEIRA, Maria Izete de  y  CARLOS, Rinalda Bezerra. Formação continuada e prática pedagógica: O que pensam as professoras que atuam na pré-escola. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.97-111. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p111.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar se a formação continuada, em três instituições de Educação Infantil, está repercutindo na prática pedagógica das professoras. A pesquisa teve como técnicas de coleta de dados a observação da prática docente, o questionário, a entrevista com as coordenadoras pedagógicas e a análise dos projetos de formação continuada. Para este artigo, optamos por apresentar os dados obtidos no questionário respondido por sete professoras, cujo instrumento teve por finalidade conhecer o perfil das professoras que atuam na pré-escola, verificar o que pensam sobre sua prática na Educação Infantil e compreender as suas concepções sobre a formação continuada oferecida nas instituições pesquisadas. Nossos resultados apontaram que a formação continuada trouxe contribuições para melhoria da prática docente, porém, revelou aspectos a serem revistos pela coordenação pedagógica e corpo docente para que a formação possa atender às necessidades do contexto educativo.

Palabras clave : Formação Continuada; Prática Pedagógica; Pré-Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )