Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
MENDES, Rosane Penha; OLIVEIRA, Maria Izete de e CARLOS, Rinalda Bezerra. Formação continuada e prática pedagógica: O que pensam as professoras que atuam na pré-escola. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.97-111. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p111.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar se a formação continuada, em três instituições de Educação Infantil, está repercutindo na prática pedagógica das professoras. A pesquisa teve como técnicas de coleta de dados a observação da prática docente, o questionário, a entrevista com as coordenadoras pedagógicas e a análise dos projetos de formação continuada. Para este artigo, optamos por apresentar os dados obtidos no questionário respondido por sete professoras, cujo instrumento teve por finalidade conhecer o perfil das professoras que atuam na pré-escola, verificar o que pensam sobre sua prática na Educação Infantil e compreender as suas concepções sobre a formação continuada oferecida nas instituições pesquisadas. Nossos resultados apontaram que a formação continuada trouxe contribuições para melhoria da prática docente, porém, revelou aspectos a serem revistos pela coordenação pedagógica e corpo docente para que a formação possa atender às necessidades do contexto educativo.
Palavras-chave : Formação Continuada; Prática Pedagógica; Pré-Escola.