SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Formación continua y práctica pedagógica: qué piensan las profesoras que actúan en la preescuelaArchivo personal: los Recuerdos de una Profesora Contando Historias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos. Práticas Aritméticas na Formação de Professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.112-125. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p125.

Este texto resultou da pesquisa que tem como objetivo investigar práticas mobilizadoras de cultura aritmética que teriam sido realizadas na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro, no período de 1868 a 1889, com o propósito de formar professores para atuarem nas chamadas "escolas de primeiras letras". Analisou-se, entre outros documentos, relatórios dos Presidentes da Província do Rio de Janeiro apresentados à Assembleia Legislativa Provincial do Rio de Janeiro (1835-1889); relatórios do Diretor da Escola Normal e relatórios do Diretor da Instrução Pública. Com relação às práticas de ensino de Aritmética na formação de professores, viu-se que, a partir dos anos de 1870, foi recomendado o método intuitivo, inspirado na obra " Cours théorique et pratique de pédagogie et de méthodologie ", de Thomas Braun. Recomendação efetivada no uso do "Compendio de Pedagogia" de Antonio Marciano da Silva Pontes, onde se encontra rastros de que a Aritmética passa a ser escolarizada com forte vertente moralizadora. Porém, verificou-se que o método intuitivo não foi bem recebido pelos professores primários.

Palabras clave : Cultura Aritmética; Escola Normal da Província do Rio de Janeiro; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )