SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Prácticas Aritméticas en la Formación de Maestros de la Escola Normal de la Provincia del Rio de JaneiroEducación de personas con implantes cocleares: una revisión de los documentos internacionales y nacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GOMES, Antônia Simone Coelho. Arquivo Pessoal: os Guardados de uma Professora Contando Histórias. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.126-141. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p141.

O trabalho com arquivos pessoais de professoras vem ampliando as formas de se perceber trajetórias profissionais, além de permitir uma visibilidade das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar. O objetivo deste texto é entender como ao desvelar o arquivo pessoal de Djanira Vaz Pereira, professora/ex-diretora da Escola Estadual Melo Viana- dentre eles, documentos, escritas pessoais, fotografias e uma série de registros no que diz respeito à sua trajetória profissional- compreende-se as relações da escola que vão além da sala de aula e abrem-se possibilidades para que as práticas pedagógicas adotadas nas escolas públicas de Minas Gerais, em meados do século XX, sejam revisitadas. A guarda de documentos sugere mais do que uma preocupação sistemática com a preservação do passado escolar, mostra-se como um esforço em dar um sentido a esse material constitutivo do eu, que possui interlocução entre a construção da autoimagem e as cenas do cotidiano profissional. O presente estudo projeta o olhar sobre o lugar e a importância em se trabalhar com arquivo pessoal de professoras que fazem de seus guardados um legado para se entender a educação.

Palabras clave : Arquivo Pessoal; Escrita Autobiográfica, Arquivo de Professoras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )