SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Práticas Aritméticas na Formação de Professores da Escola Normal da Província do Rio de JaneiroEducação de pessoas com implante coclear: uma análise de artigos internacionais e nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GOMES, Antônia Simone Coelho. Arquivo Pessoal: os Guardados de uma Professora Contando Histórias. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.126-141. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p141.

O trabalho com arquivos pessoais de professoras vem ampliando as formas de se perceber trajetórias profissionais, além de permitir uma visibilidade das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar. O objetivo deste texto é entender como ao desvelar o arquivo pessoal de Djanira Vaz Pereira, professora/ex-diretora da Escola Estadual Melo Viana- dentre eles, documentos, escritas pessoais, fotografias e uma série de registros no que diz respeito à sua trajetória profissional- compreende-se as relações da escola que vão além da sala de aula e abrem-se possibilidades para que as práticas pedagógicas adotadas nas escolas públicas de Minas Gerais, em meados do século XX, sejam revisitadas. A guarda de documentos sugere mais do que uma preocupação sistemática com a preservação do passado escolar, mostra-se como um esforço em dar um sentido a esse material constitutivo do eu, que possui interlocução entre a construção da autoimagem e as cenas do cotidiano profissional. O presente estudo projeta o olhar sobre o lugar e a importância em se trabalhar com arquivo pessoal de professoras que fazem de seus guardados um legado para se entender a educação.

Palavras-chave : Arquivo Pessoal; Escrita Autobiográfica, Arquivo de Professoras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )