SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue51Personal file: saved roles of a teacher telling storiesReflecting About PIBID in Times of Deprofessionalization Teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BARBOSA, Regiane da Silva  and  COSTA, Maria da Piedade Resende da. Educação de pessoas com implante coclear: uma análise de artigos internacionais e nacionais. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.142-166. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p166.

Este artigo discorre sobre as tendências internacionais e nacionais de pesquisas sobre educação de crianças com implante coclear (IC), procurando responder a seguinte questão: Quais as tendências da pesquisa internacional e nacional sobre Implante Coclear na área da educação? Teve como objetivo identificar, analisar e comparar pesquisas internacionais e nacionais sobre educação de pessoas com IC, uma vez que é crescente o número de crianças surdas em idade escolar que realizam a cirurgia. Método: pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e quantitativo, realizada por meio de busca de artigos publicados e indexados em Bancos de Dados no período de 2009 a 2013, utilizando-se o indexador cochlear implant/ implante coclear nos Bancos de Dados ERIC, SCIELO e LILACS respectivamente. Os resultados da pesquisa demonstram que há um déficit de pesquisas nacionais sobre o tema, enquanto pesquisas internacionais desenvolvem temas importantes para a educação, como alfabetização, leitura, inclusão e recursos importantes na educação de pessoa com IC. Conclusão: é preciso maior investimento em pesquisas nacionais na área, uma vez que há muitas lacunas e temas pouco ou nada explorados, como os temas encontrados em pesquisas internacionais que ficam como sugestão para futuras pesquisas.

Keywords : Educação; Crianças com Implante Coclear; Pesquisas Internacionais; Pesquisas Nacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )