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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
BARBOSA, Regiane da Silva e COSTA, Maria da Piedade Resende da. Educação de pessoas com implante coclear: uma análise de artigos internacionais e nacionais. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.142-166. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p166.
Este artigo discorre sobre as tendências internacionais e nacionais de pesquisas sobre educação de crianças com implante coclear (IC), procurando responder a seguinte questão: Quais as tendências da pesquisa internacional e nacional sobre Implante Coclear na área da educação? Teve como objetivo identificar, analisar e comparar pesquisas internacionais e nacionais sobre educação de pessoas com IC, uma vez que é crescente o número de crianças surdas em idade escolar que realizam a cirurgia. Método: pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e quantitativo, realizada por meio de busca de artigos publicados e indexados em Bancos de Dados no período de 2009 a 2013, utilizando-se o indexador cochlear implant/ implante coclear nos Bancos de Dados ERIC, SCIELO e LILACS respectivamente. Os resultados da pesquisa demonstram que há um déficit de pesquisas nacionais sobre o tema, enquanto pesquisas internacionais desenvolvem temas importantes para a educação, como alfabetização, leitura, inclusão e recursos importantes na educação de pessoa com IC. Conclusão: é preciso maior investimento em pesquisas nacionais na área, uma vez que há muitas lacunas e temas pouco ou nada explorados, como os temas encontrados em pesquisas internacionais que ficam como sugestão para futuras pesquisas.
Palavras-chave : Educação; Crianças com Implante Coclear; Pesquisas Internacionais; Pesquisas Nacionais.