SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Educação de pessoas com implante coclear: uma análise de artigos internacionais e nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CORREA, Carla Patrícia Quintanilha. Refletindo Sobre o PIBID em Tempos de Desprofissionalização Docente. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.167-182. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p182.

O trabalho aborda o contexto atual da docência no país, destacando as dificuldades enfrentadas pelos professores no exercício da sua profissão, geradas pelas políticas educacionais voltadas às avaliações externas. Diante disto, muitos professores vêm sentindo a perda da autonomia e identidade profissional, resultando no fenômeno da desprofissionalização docente. Objetiva-se refletir sobre a política pública de incentivo à formação inicial de professores, o PIBIB (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no contexto atual de desprofissionalização docente. Para isto, apresenta-se uma reflexão teórica, baseada em Françoise Lantheaume, Claude Lessard, Christian Maroy, Marli André, Bernadete Gatti, Dalila Oliveira, Isabel Lelis, dentre outros autores. Aponta-se que o PIBID, ainda que seja uma política vinculada ao Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), pode fomentar a formação inicial de professores em uma perspectiva crítica.

Palavras-chave : Formação Inicial de Professores; Desprofissionalização Docente; PIBID.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )