SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52A arte integrando gerações em um contexto educacional não escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CORREA, Mirele  e  CERVI, Gicele Maria. Escolarização e Biopolítica: o discurso pedagógico produzindo a escola. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.194-211. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p194-211.

Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a qual busca problematizar as relações de poder-saber que atravessam o cotidiano escolar e, pensar o presente a partir das noções de governamentalidade e sociedade em tempos de biopolítica. Analisa como os discursos pedagógicos vão produzindo e efetivando a escola, e como por meio dela vem se constituindo outras subjetividades com condições de suportar as exigências desse tempo. Problematiza a escola no tempo presente, reconhece que instituição é esta, como ela está atuando no governo dos indivíduos, valorizando a flexibilidade, a participação, a democracia, a postura de polícia no governo de si e dos outros através de mais escolarização. Os estudos bibliográficos embasados em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre outros, e um levantamento cartográfico nos documentos oficiais compõe as procedências desta pesquisa sobre o dispositivo escola. Reconhece que mais escola não é a solução para a resolução dos problemas do mundo, é apenas escolarizar mais. Problematizar a escola também, é pensar em práticas de resistência que possam produzir outras estéticas para os escolares.

Palavras-chave : Biopolítica; Discurso Pedagógico; Escolarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )