SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Escolarización y Biopolítica: el discurso pedagógico produce la escuelaLa relación familia-escuela como un objetivo de las políticas educativas actuales: un debate necesario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SIMAO, Selma Machado. A arte integrando gerações em um contexto educacional não escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.212-231. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p212-231.

Este artigo versa sobre uma pesquisa de pós-doutorado que envolve as áreas de Educação não formal e Arte-educação em uma perspectiva intergeracional. O estudo de teor qualitativo e enfoque fenomenológico baseia-se na metodologia da pesquisa-ação. Envolve gestores, educadores e integrantes do espaço educacional não formal em uma ação participativa. Busca resultados obtidos das experiências vindas da realização de atividades de artes ministradas para crianças, adolescentes e adultas jovens e idosas. Os temas abordados na pesquisa foram: pontos de confluência entre as diversas culturas do adulto, do adolescente e da criança; a percepção e a expressão nas linguagens: gráfica, pictórica e escrita; reconstrução da memória, formação de laços de pertencimento e de vínculos afetivos positivos. A análise dos dados aponta o favorecimento no processo de mudança de atitudes e de desenvolvimento e construção de valores éticos importantes, como: amizade, cooperação e tolerância. Volta-se também à valorização da construção do saber e do conhecimento coletivo em nível local.

Palabras clave : Educação não Formal; Arte-Educação e Intergeracional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )