SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Escolarização e Biopolítica: o discurso pedagógico produzindo a escolaA relação família-escola como alvo das atuais políticas públicas educacionais: uma discussão necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SIMAO, Selma Machado. A arte integrando gerações em um contexto educacional não escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.212-231. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p212-231.

Este artigo versa sobre uma pesquisa de pós-doutorado que envolve as áreas de Educação não formal e Arte-educação em uma perspectiva intergeracional. O estudo de teor qualitativo e enfoque fenomenológico baseia-se na metodologia da pesquisa-ação. Envolve gestores, educadores e integrantes do espaço educacional não formal em uma ação participativa. Busca resultados obtidos das experiências vindas da realização de atividades de artes ministradas para crianças, adolescentes e adultas jovens e idosas. Os temas abordados na pesquisa foram: pontos de confluência entre as diversas culturas do adulto, do adolescente e da criança; a percepção e a expressão nas linguagens: gráfica, pictórica e escrita; reconstrução da memória, formação de laços de pertencimento e de vínculos afetivos positivos. A análise dos dados aponta o favorecimento no processo de mudança de atitudes e de desenvolvimento e construção de valores éticos importantes, como: amizade, cooperação e tolerância. Volta-se também à valorização da construção do saber e do conhecimento coletivo em nível local.

Palavras-chave : Educação não Formal; Arte-Educação e Intergeracional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )