SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Aprendizaje Cooperativo: una Experiencia en Educación SecundariaPrácticas curriculares supervisadas y la relación teoría y práctica: sentidos construidos por licenciandos en Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GALIETA, Tatiana. Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.264-278. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278.

Na área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências.

Palabras clave : Educação em Ciências; Análise de Discurso; Livro didático; Texto de divulgação científica; Formações discursivas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )