SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue52Texts related to Science Education: featuring discursive formations of textbooks and popular ScienceTeaching career in the digital age and health of the teachers college author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SOMMERHALDER, Aline; FERNANDES, Jarina Rodrigues; DUARTE, Camila Tanure  and  SANTOS, Camila Marques dos. Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.279-294. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p279-294.

A literatura enfatiza o estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores como momento de articulação entre os estudos teórico-práticos realizados na Universidade e as experiências vivenciadas no contexto escolar. Este artigo analisou sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental - regular. Percebeu-se a presença de reflexões, por parte dos licenciandos, ora inspiradas em uma visão mais técnica de formação e atuação docente, ora por uma visão mais prática e também crítica; construção e expressão de sentidos tendo como suporte o conhecimento do cotidiano docente e dos estudos teórico-práticos desenvolvidos na Universidade; abertura ao exercício de "desformatar" o olhar diante das realidades escolares; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do estágio.

Keywords : Formação Inicial de Professores; Estágio Curricular Supervisionado; Teoria e Prática; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )