SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Textos relacionados a la Educación en Ciencias: caracterizando formaciones discursivas de libros didácticos y de la divulgación científicaTrabajo docente en la era digital y salud de profesores universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOMMERHALDER, Aline; FERNANDES, Jarina Rodrigues; DUARTE, Camila Tanure  y  SANTOS, Camila Marques dos. Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.279-294. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p279-294.

A literatura enfatiza o estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores como momento de articulação entre os estudos teórico-práticos realizados na Universidade e as experiências vivenciadas no contexto escolar. Este artigo analisou sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental - regular. Percebeu-se a presença de reflexões, por parte dos licenciandos, ora inspiradas em uma visão mais técnica de formação e atuação docente, ora por uma visão mais prática e também crítica; construção e expressão de sentidos tendo como suporte o conhecimento do cotidiano docente e dos estudos teórico-práticos desenvolvidos na Universidade; abertura ao exercício de "desformatar" o olhar diante das realidades escolares; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do estágio.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores; Estágio Curricular Supervisionado; Teoria e Prática; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )