SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Prácticas curriculares supervisadas y la relación teoría y práctica: sentidos construidos por licenciandos en PedagogíaEstudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos: consideraciones acerca del perfil y del desempeño escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CECILIO, Sálua  y  REIS, Briana Manzan. Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.295-311. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311.

Neste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas Gerais. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns percebem-nas como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde.

Palabras clave : Docência e Tecnologia; Professores; Educação à Distância; Trabalho Docente; Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )