SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue52University of Coimbra educational institution of the Lusitanian Empire: analysis the johannite reform in the 16th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PENAFIEL, Kelly Jessie Queiroz  and  LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. Representações de si e sentimento moral: uma pesquisa sobre fracasso escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.365-381. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p365-381.

Neste trabalho, discutem-se as representações de si e o sentimento de vergonha frente às situações de fracasso escolar vivenciadas por adolescentes que frequentam o nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista clínica com 49 adolescentes, meninos e meninas, em seis escolas públicas do município de Rolim de Moura, Rondônia, com objetivo de compreender aspectos relevantes das representações que fazem de si diante do fracasso escolar, tendo como marco teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral infantil e as pesquisas contemporâneas na perspectiva da Psicologia Moral. Os resultados apontam para o fato de que os sujeitos sentem-se culpados pelo fracasso, mas, em alguns casos, não sentem vergonha; em outros, apesar de sentirem, a vergonha não implica em representação negativa de si. Por fim, constatamos que os dados de nossa pesquisa endossam as ideias de que a busca de representações positivas de si é uma das motivações básicas da conduta humana.

Keywords : Psicologia Moral; Representações de Si; Vergonha; Fracasso Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )