SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Universidad de Coimbra, institución educativa del Imperio Lusitano: análisis de la reforma joanina en el siglo XVI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PENAFIEL, Kelly Jessie Queiroz  y  LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. Representações de si e sentimento moral: uma pesquisa sobre fracasso escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.365-381. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p365-381.

Neste trabalho, discutem-se as representações de si e o sentimento de vergonha frente às situações de fracasso escolar vivenciadas por adolescentes que frequentam o nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista clínica com 49 adolescentes, meninos e meninas, em seis escolas públicas do município de Rolim de Moura, Rondônia, com objetivo de compreender aspectos relevantes das representações que fazem de si diante do fracasso escolar, tendo como marco teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral infantil e as pesquisas contemporâneas na perspectiva da Psicologia Moral. Os resultados apontam para o fato de que os sujeitos sentem-se culpados pelo fracasso, mas, em alguns casos, não sentem vergonha; em outros, apesar de sentirem, a vergonha não implica em representação negativa de si. Por fim, constatamos que os dados de nossa pesquisa endossam as ideias de que a busca de representações positivas de si é uma das motivações básicas da conduta humana.

Palabras clave : Psicologia Moral; Representações de Si; Vergonha; Fracasso Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )