SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número53Concepções acerca do professor e da escola no cinema brasileiro: análises críticas de discursos fílmicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CERVI, Gicele Maria  e  SCHUTZ, Monique Cristina Francener Hammes. Currículo, criança e infância: entre diferentes vozes. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.394-412. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p394-412.

O objetivo deste artigo foi analisar, a partir dos documentos legais e das práticas discursivas das professoras, os conceitos de criança, infância e currículo. A abordagem da pesquisa é qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de campo. Realizou-se coleta de dados junto aos documentos legais e a duas professoras da Educação Infantil e duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Blumenau, Santa Catarina, no ano de 2014. Os resultados da pesquisa demonstram a sintonia das práticas discursivas das professoras com os documentos legais, o distanciamento entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a força dos discursos da psicologia e da medicina nas práticas discursivas das professoras entrevistadas e nos documentos legais, a fragilidade quanto às concepções de criança e currículo, das professoras entrevistadas, e a intensificação da escolarização, juntamente a ampliação do ofício de aluno das crianças pequenas. Percebeu-se que as discussões sobre currículo não atravessam o cotidiano das professoras pesquisadas e que a criança, ao fazer a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, torna-se aluno.

Palavras-chave : Criança; Currículo; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )