SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número53Concepciones acerca del maestro y la escuela en el cine brasileño: análisis crítico de los discursos cinematográficosCultura de una escuela técnica portuguesa en la década de 1950 - Escuela Industrial y Comercial Alfredo da Silva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOARES, Liane Cristina Figueredo; MENEZES, Cecília Maria de Alencar  y  FREIRE, Jane Luci Ornelas. As histórias de vida na profissão docente: uma contribuição para a história da educação, itinerâncias formativas e o autoconhecimento. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.428-444. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p428-444.

A crescente abordagem ao método (auto)biográfico, ou histórias de vida, se deve ao surgimento do interesse pela subjetividade inerente ao exercício da função de professor. Portanto, no que tange à trajetória formativa, a variedade de estudos e de publicações sobre a vida dos professores e as trajetórias de formação, com base na utilização de biografias, revela-se de importante valor, pois favorece recolocar os professores como tema central do debate sobre as pesquisas educacionais. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica, o presente artigo suscita a seguinte reflexão: qual é, efetivamente, a importância da abordagem das histórias de vida para a formação de professores e para as pesquisas em história da educação? Busca-se, portanto, discutir essa questão apontando que o uso da abordagem das histórias de vida como metodologia privilegia a coleta de informações contidas na vida pessoal, não se tratando de mera descrição de fatos, mas um esforço de reconstrução da memória, atribuindo novos sentidos. E, por fim, constatar que não é possível falar de educação sem aprofundar questões relativas aos sujeitos desse processo, que a fizeram e pensaram, bem como a realidade educacional que viveram, e, assim, contribuir de modo significativo com pesquisas no âmbito da educação. Quem a fez e a pensou, a realidade educacional que eles viveram, e assim, contribuir de modo significativo para pesquisas em educação.

Palabras clave : Método (Auto)Biográfico; Histórias de Vida; Educação; Formação Docente; Educador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )