SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número53As histórias de vida na profissão docente: uma contribuição para a história da educação, itinerâncias formativas e o autoconhecimentoAtendimento educacional especializado ao superdotado em escola pública americana e contribuições para o contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MATOS, José Manuel  e  MOURA, Elmha Coelho Martins. Cultura de uma escola técnica portuguesa nos anos 1950 - A Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.445-465. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p445-465.

Este artigo tem a finalidade de exemplificar a cultura de escolas técnicas portuguesas na década de 1950, recorrendo ao caso da Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva (EICAS) da vila do Barreiro, em Portugal. Baseamos a investigação no referencial teórico da cultura escolar/culturas escolares. Metodologicamente este trabalho é um estudo histórico documental de caso: a EICAS. Nesse sentido, fizemos uso de documentos recolhidos no arquivo da Escola, nas Bibliotecas da Secretaria-Geral do Ministério da Educação português e na Câmara Municipal do Barreiro bem como de entrevistas. Empregamos a matriz operacional para o estudo da cultura de escola (MOECE), com o propósito de caracterizar a cultura da EICAS. Assim, detectamos marcas distintas e traços fundamentais culturais dessa Escola, no que se refere às categorias: finalidade e missão; normas, valores e crenças; redes sociais; rituais, tradições e cerimônias; histórias e histórias de vidas e identidades. A EICAS assumia-se como uma escola de formação profissional a serviço das necessidades dos empregadores e das aspirações dos jovens da região.

Palavras-chave : Culturas Escolares; Ensino Técnico; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )