SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número53Atendimento educacional especializado ao superdotado em escola pública americana e contribuições para o contexto brasileiroFormação do licenciando da UFSCAR para atuarem com os alunos público alvo da educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GONCALVES, Adriana Garcia; NICOLETTI, Bia  e  LOURENCO, Gerusa Ferreira. Caracterização do atendimento escolar de alunos com deficiência física em um município do interior paulista. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.484-504. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p484-504.

O presente estudo teve como objetivo caracterizar o atendimento educacional ofertado aos alunos com deficiência física em uma Secretaria Municipal de Educação de uma cidade de médio porte do interior paulista. A coleta dos dados foirealizada por meio de análise documental e aplicação de entrevista semiestruturada. Os dados foram registrados em áudio e, posteriormente transcritos e analisados. Foi possível obter duas categorias, sendo que a primeira referiu-se às políticas para o atendimento e a segunda, à organização do atendimento para o aluno com deficiência física. Os resultados apontaram que a rede municipal de educação investigada mostrou políticas de acessibilidade com suporte para uso da tecnologia assistiva para o aluno com deficiência física matriculado na rede regular de ensino, apesar de não indicar a necessidade de atendimento educacional especializado quando este aluno não apresenta déficit cognitivo associado. Conclui-se que há complexidade de fatores para contemplar a inclusão escolar do aluno com deficiência física e que muitas ações são necessárias para garantir escolarização e participação social deste público-alvo.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência Física; Atendimento Educacional Especializado; Tecnologia Assistiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )