SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número53Formação do licenciando da UFSCAR para atuarem com os alunos público alvo da educação especialHabilidades sociais e formação acadêmica: estudo comparativo entre graduandos e profissionais de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MARTINS, Bárbara Amaral  e  SILVA, Rosilaine Cristina da. Formação docente na perspectiva da educação inclusiva: análise de teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.528-594. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p528-549.

A formação docente é condição indispensável para a efetivação de uma educação de qualidade para todos. Sendo assim, este estudo objetiva analisar a produção científica nacional relacionada à formação docente para a Educação Inclusiva, a fim de conhecer seus avanços e limitações, contribuindo com as discussões e a produção de novos conhecimentos. Para isso, foi realizado um levantamento de teses e dissertações sobre o tema, defendidas no período de 2004 a 2014, diretamente junto a cada um dos 126 programas de mestrado acadêmico e doutorado em Educação do país. Os resultados mostram que tanto a formação inicial quanto a continuada têm despertado o interesse dos pesquisadores; há uma tendência à generalização no que se refere ao público da Educação Especial; a formação dos professores especialistas tem sido pouco investigada, possivelmente, em decorrência da "crise de identidade" (KASSAR, 2014) que se instalou a partir da dicotomia generalidade x especialidade. Desse modo, são necessárias novas investigações sobre a formação requerida pela Educação Inclusiva, tanto para professores de sala regular quanto de salas de recursos multifuncionais, visando a superação dos conflitos ideológicos em favor da concretização de uma educação que é para todos, mas que respeita a individualidade de cada um.

Palavras-chave : Formação Docente; Educação Inclusiva; Educação Especial; Teacher Education; Inclusive Education; Special Education.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )