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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FAVERO, Altair Alberto; TAUCHEN, Gionara  e  DEVECHI, Catia Viero Piccolo. Percursos formativos e inserção profissional dos doutores em educação: trajetórias e destino dos egressos. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.574-594. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p574-594.

O presente estudo objetivou investigar as trajetórias e os destinos institucionais dos egressos dos cursos de doutorado em Educação das universidades públicas brasileiras nos últimos doze anos (2000-2012). A pesquisa caracteriza-se pela metodologia de investigação dos Métodos Mistos (CRESWELL e CLARK, 2013) e foi desenvolvida a partir dos dados disponíveis no sítio eletrônico da CAPES, referente aos programas de pós-graduação, e da Plataforma Lattes. Dos 3.598 egressos pesquisados, evidenciou-se um pequeno número de pesquisadores que titularam no mestrado e doutorado logo após a graduação. Quase 1/3 dos pesquisados titulou no doutorado entre 10 e 15 anos após a graduação. Cerca de 15% realizou o doutorado entre 20 e 25 anos após a graduação. Constatamos que menos de 25% dos pesquisados estava com orientações de mestrado em andamento no ano de 2013 e menos de 10% vêm contribuindo com a formação de novos doutores. Acreditamos que o desenvolvimento desta pesquisa, inédita nesta escala na área da Educação, pode contribuir com a avaliação das condições de ampliação e qualificação dos Programas e cursos; vislumbrar as atividades e o regime de trabalho dos jovens doutores em Educação no Brasil e elaborar quadros analíticos que possam contribuir com a proposição de políticas estratégicas de captação e de fixação de docentes nas regiões menos favorecidas.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Educação; Formação de Doutores; Inserção Profissional.

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