SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número53Percursos formativos e inserção profissional dos doutores em educação: trajetórias e destino dos egressosSaberes e movimentos sociais: justiça epistemológica para educar democraticamente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Juliano dos  e  KASPER, Kátia Maria. Andanças: pesquisa e formação como processualidade subjetivante. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.595-611. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p595-611.

Este trabalho busca explorar as relações entre corpo, subjetividade e formação a partir de alguns aspectos que envolvem "o fazer uma pesquisa" cuja realização ocorreu entre 2013 e 2015. A cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 2011; PASSOS et all, 2009; ROLNIK, 1989), enquanto método eleito por nós, buscou acompanhar encontros com corpos, danças, contato improvisação, biodança, vidas em formação: "Dança e expressão corporal" atividade cartografada que integrou, no segundo semestre de 2013, o conjunto de atividades do eixo pedagógico "Interações Culturais e Humanísticas" do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Contribuições para o campo da Educação através das intensidades mobilizadas no percurso de produzir uma pesquisa: processo de formação de um pesquisador apresentando elementos menores, minoritários; não o ensino, a representação ou a descoberta do mundo, mas uma pesquisa, um movimento, uma inquietação, uma invenção de mundos, agenciamentos do desejo. Neste sentido, este texto se propõe a) indicar alguns encontros que ressoaram com o corpo do pesquisador e b) explorar os efeitos que, em intensidade, mobilizaram e continuam mobilizando um processo de formação.

Palavras-chave : Formação; Experimentação; Corpo; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )